Sempre gostei de ler biografias. Ainda mais se forem AUTO-biografias onde o escritor vivenciou o que está escrevendo e não apenas ouviu dizer ou fez pesquisa à respeito.
Imaginem então se essa auto-biografia for escrita por um dos mais polêmicos, inteligentes e articulados personagens da história musical desse país.
Essa é a sensação de ler a auto-biografia do Lobão!
Ganhei de Natal de minha Mãe e Irmã esse livro que, desde o seu lançamento, me despertou o interesse. Obrigado!!!
Em apenas 03 dias, devorei suas quase 600 páginas com enorme facilidade.
O livro é bem escrito e conta cronológicamente as tragédias e alegrias de um trajetória repleta de bravatas inglórias e conquistas emocionantes.
Sem nenhum constrangimento, Lobão abre o seu Universo Paralelo e, com uma linguagem pra lá de interessante e moderna, conta desde sua iniciação musical(e sexual) até as polêmicas brigas com as gravadoras e grandes nomes da MPB e do próprio Rock Nacional(Caetano, Gil e principalmente, Herbert Viana).
Me surpreendeu a forma lúcida e detalhada com que ele lembra de sua infância e dos momentos com a família. Para um cara que deu tantos "porres" por aí, achei impressionante ele se lembrar de tudo com essa riqueza de detalhamento.
Outro detalhe muito interessante é que ele escreve do ponto de vista de pessoa inserida no tempo em que os fatos se sucedem, dando uma legitimidade importante para cada caso contado.
Muitas risadas, emoções e curiosidade movem a leitura onde ele conta também sobre as inspirações de suas mais famosas canções além de trechos de "Lobão na Mídia"(ao final de cada capítulo) assim como os Acordãos(Sentenças) judiciais e entrevistas, no final do livro, com algumas pessoas(Ritchie, Elza Soares e etc...) que estiveram na trajetória.
Uma belíssima história de vida de um dos mais contundentes e autênticos personagem da Música nacional dos últimos 30 anos.
E ele manda a mensagem: "O Melhor Ainda Está Por Vir!"
Abrasss