terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO


Confesso que estava reticente em assistir esse filme. Sempre gostei muito de música clássica e óperas, mas ballet é uma área que, nunca, nem passei perto. Numa sugestão/indicação, acabei “embarcando”e me surpreendi positivamente.

Ultimamente o mercado cinematográfico anda tão preocupado com prazos, quantidade e em lições de moral no final dos filmes que se esquecem do principal: Emoções e Sensações!

Nos habituamos à ir ao cinema numa rotina de filmes comuns que quando nos deparamos com algo diferente, percebemos a real distância entre Cinema de Verdade e filmes com objetivos comerciais.

Cisne Negro traz à tona o que de melhor um filme pode oferecer...vivenciar sentimentos!

E é impressionante como a viagem introspectiva da protagonista Nina em busca da performance perfeita, nos faz, enquanto espectadores, mergulhar de cabeça dentro de uma auto-introspecção e perceber que nossos maiores obstáculos na vida, somos nós mesmos que criamos. Isso não é conclusão de final de filme, não. É sensação em cada tomada de cena.

Barbada para melhor filme, diretor e atriz principal. Opiniões pessoais à parte, qualquer resultado diferente disso, é marmelada pura.

O Diretor, Darren Aronofsky, “rege” o filme com maestria, ora se passando como um intruso na vida da bailarina Nina, ora como a própria visão da atriz principal. A textura, os ângulos, a intensidade. Trabalho de equipe (Direção, Produção e Fotografia)IMPECÁVEL!

A atriz está EXUBERANTE!!! Há tempos não vejo um trabalho tão intenso e bem feito como o da Natalie Portman. A questão técnica do ballet por si só, já faz ser estupendo...mas não é só por isso. A atriz está fora do patamar normal de atuação e isso é BRILHANTE!!! Vale também outro belo ponto para o diretor na condução da atriz.

Isso sem contar Vincent Cassel (que está um gênio como sempre), Mila Kunis (a amiga-rival) e Barbara Hershey como a mãe de Nina. Todos fazem a “engrenagem” ter perfeita harmonia dentro da desarmoniosa condução de Aronofsky.

Espetáculo Imperdível!!!

DE ARREPIAR!!!

A parte RUIM, é você ter a convicção, depois de assistir um filme desses, que vai demorar muuuito para aparecer alguma coisa com a mesma qualidade.

Não assista trailer, não leia mais nada sobre o filme... Deixe-se surpreender!!! Viva o Filme! E, de qualquer forma,

NÃO PERCA!

Abrasss


3 comentários:

renatocinema disse...

Concordo com seu texto. Principalmente o final, quando diz que a parte ruim será assistir algo tão "especial" quanto Cisne Negro. Iremos demorar a ver algo levemente parecido

Marcão Kubrick disse...

Desamina e não motiva em ir assistir outros.

Valeu por comentar!

Abrasss

Marcão Kubrick disse...

Desamina, NÃO

Desanima!!!...rs.

Abrasss